Whatsapp
12/01/21 - Uncategorized

Cuidados com a gestação: o início de uma nova vida

A maternidade é uma experiência única, que conduz a mulher a um universo desconhecido, cheio de novas possibilidades e descobertas. É talvez a mais profunda transformação de uma mulher, a começar pela gestação: – nove meses de intensas mudanças físicas, hormonais emocionais, psicológicas, na rotina e até espirituais.

É importante que toda mãe se prepare para receber o seu bebê. Antes mesmo da concepção, se faz necessário cuidados com sua saúde (uma alimentação pura e com prosperidade nutricional, suplementação e atividades físicas) e o questionamento honesto consigo mesma, do quanto está disposta a se doar para receber um bebê.

Na gestação, o preparo consiste em fazer um pré-natal com um médico de sua confiança, empatia, que crie um vínculo de cuidado e acolhimento com a mãe, que respeite seus desejos e que vá além da relação médico-paciente.

Nesta fase, fisicamente, o corpo da mulher vai abrindo espaço interno para o desenvolvimento do feto, o centro de gravidade muda (conforme o aumento do peso e postura da mãe), os seios ficam mais pesados. A pele e cabelo se enchem de brilho e ficam muito sedosos. É comum nos primeiros meses sentir enjoos e quedas de pressão. A mãe deve se preparar com suplementos vitamínicos (ácido fólico, ômega 3 entre outros, que serão sempre orientados pelo obstetra). Atividade física também é algo muito importante e bastante relativo, dependendo de cada mãe e de cada gestação. Estar atenta ao que seu corpo pede, mantendo um bom condicionamento físico, é essencial para dar conta do que virá pela frente.

Cuidados com a circulação nesta fase são muito importantes. O uso de meias de compressão pode ser de grande ajuda. Chegar em casa no final do dia e colocar as pernas para cima também auxilia, amenizando o inchaço e ativando o retorno venoso.

Tomar banho de sol nas mamas durante a gestação, ajuda no preparo para a amamentação.

Emocionalmente, há uma avalanche de sentimentos, muitas vezes contraditórios, uma mistura de medo, negação, gratidão, plenitude e paz. É importante saber que isso tudo é normal e que cada gestação e cada mãe são diferentes. O mais importante é não negar o que se sente, ter um ambiente (terapêutico ou não) para ajudar a elaborar e trazer para fora, tudo o que se passa dentro. O pai pode ser esse grande apoio e dar o suporte necessário, além de estreitar o vínculo entre vocês e trazer ele mais próximo deste universo tão íntimo mãe-bebê. Mas caso a mãe não tenha esta oportunidade, grupos de mães na mesma fase gestacional, a futura vovó, ou um profissional da área também são super bem vindos.

Ainda no âmbito emocional, é muito comum a gestante ser bombardeada por palpites e relatos de outras mães, muitas vezes (quase todos) sem serem pedidos, isso pode criar um sentimento de impotência e invasão, gerando muita ansiedade.

Para que toda essa transformação interna e externa seja vivida em sua plenitude e de forma leve, gostosa e gratificante, a Farmácia Oficinal oferece a você, futura mamãe, uma linha completa para cuidar da sua saúde, física e mental, e a do seu bebê.

Para cada fase da gestação, temos uma homeopatia específica, que auxilia cada fase do desenvolvimento fetal. Para prevenção de estrias e uma profunda hidratação da sua pele, desenvolvemos o Creme para estrias com ácidos graxo, que você pode manipular segundo seu desejo, optando por qualquer óleo essencial. Além de cuidar da sua pele, você poderá massagear seu corpo, relaxar e “conversar” com sua barriga, estabelecendo um momento especial com seu bebê.

Para peles propensas a melasmas (manchas devido à alteração hormonal) temos uma gama de bloqueadores e foto protetores solares. Além, é claro, de todas as vitaminas, minerais e macronutrientes altamente bio-disponíveis, para sua suplementação, nas devidas quantidades e especificidades, determinadas pelo seu médico, necessárias para sua saúde e segurança e também de seu bebê.

Compartilhe esse post: