Doenças Oportunistas: e quando meu corpo falha?
Por ser a linha de frente no combate aos agentes externos prejudiciais à saúde, o Sistema Imunológico deve estar sempre muito bem ativo, para que seu corpo não sofra com protozoários, bactérias, fungos ou vírus. Mas e quando a má alimentação, o estresse, a poluição ou o tabagismo enfraquecem seus defensores? Neste caso, você fica vulnerável ao que chamamos de ‘Doenças Oportunistas’.
Essas doenças são causadas pelos microrganismos citados acima, que se aproveitam da baixa imunidade para causar sérias infecções. Estamos expostos a esses males diariamente, mas apenas com a imunidade deficiente, é que eles se tornam verdadeiros riscos para a saúde.
Se você já sofreu com doenças como herpes, micose ou candidíase, sabe que essas enfermidades aparecem sempre quando algo não está bem com seu dia a dia. Ou você está exposto à poluição das grandes cidades, muita pressão no trabalho, ou está abusando de álcool, tabaco ou mesmo drogas medicamentosas que afetam o seu sistema imunológico.
Medicamentos para fortalecer suas defesas naturais são importantíssimos, mas apenas funcionarão com vigor, caso associados às mudanças de rotina, como uma melhor alimentação, por exemplo. Esses medicamentos estimulam seu sistema imunológico a buscar e se livrar dos agentes externos e proteger sua saúde, potencializando suas ações em prol do seu corpo.
– Herpes e Candidíase
A Herpes é extremamente comum na população brasileira, já que 80% das pessoas têm a forma mais simples da doença. Uma parcela bem baixa desenvolve realmente a herpes e dentro dessa porcentagem, uma parte menor ainda tem chances de que o desconforto causado por aquelas ulcerações, principalmente nos lábios, retorne. Essa doença oportunista é causada por dois vírus, o HSV-1 e o HSV-2 e sua transmissão é causada pelo contato direto com secreções infectadas. Os principais sintomas são: ulcerações, gengivite, salivação em excesso, muita dor e febre que pode durar de sete a dez dias. Como você descobriu anteriormente neste texto, o contato pode ser diário, mas apenas com a imunidade baixa é que esse contato é prejudicial realmente.
Já a Candidíase é causada por um fungo que se desenvolve facilmente na região íntima da mulher, mas reforçando, apenas se torna uma doença em potencial quando a imunidade está baixa. Por ser uma região sensível e complexa, a zona íntima feminina necessita de um cuidado especial, principalmente em se tratando da higiene pessoal. A proteção da região é feita naturalmente com a produção de ácido lático pela mucosa vaginal, que equilibra o pH e combate a proliferação dos fungos e das bactérias.
Para prevenir as duas enfermidades, a Oficinal Farmácia oferece o Balm Labial para Herpes, que devido às suas propriedades anti-inflamatórias, possui uma resposta natural, saudável, segura e sem efeitos colaterais para prevenção e cuidado de herpes, fortalecendo e melhorando o sistema imunológico local com seu uso diário; além do Sabonete íntimo de Grapefruit 150ml, com extrato de sementes de Grapefruit, que mantém o pH natural da região, ajudando a combater agentes patogênicos e a prevenir e/ou restabelecer o estado natural da região, também com o uso diário.