DORES NO CORPO E FRIO: VEJA QUAL É A RELAÇÃO E COMO PREVENIR
Sim, existe relação entre dores no corpo com o frio. Com certeza pelo menos alguma vez você ouviu frases como “estou com dor no corpo por causa do frio” ou “o meu joelho está doendo, vai esfriar”. E qual a relação do joelho em esfriar, será que o joelho sabe do clima tempo…?
O aparecimento dessas dores musculares e nas articulações com a chegada do frio tem um motivo e vamos te contar qual é.
Por que meu corpo dói mais no frio?
O motivo é simples. No frio nós nos movimentamos menos, contraímos os músculos e ficamos mais encolhidos. E é justamente essa contração que costuma causar dores musculares, problemas de postura e um possível desconforto ao se movimentar. Além disso, no frio o corpo diminui a circulação para preservar a temperatura, o que faz com que aumente a viscosidade do líquido sinovial, que fica dentro das articulações e serve para lubrificá-las. Esse aumento de viscosidade gera maior rigidez nas articulações e, consequentemente, mais dores, afetando principalmente aqueles pacientes com dores crônicas.
Tem como prevenir as chamadas dores de inverno?
A resposta é sim, e a melhor forma de evitar e prevenir os desconfortos físicos e as dores de inverno é se manter em movimento. A melhor opção é não ficar parado, alongar o corpo é prática importante antes de iniciar uma atividade física, mas não deve se limitar a esse momento. O alongamento ajuda a evitar a contração muscular, auxilia na lubrificação das articulações e também aumenta a flexibilidade. Mais flexibilidade, menos dores!
O tempo esfria e a primeira coisa que paramos são as atividades físicas e são justamente elas as grandes aliadas para evitar as dores nas articulações causadas pelo frio. Enquanto nos exercitamos, elevamos a nossa temperatura corporal – condição fundamental para a reversão dos processos que causam dores musculares e nas articulações. Além disso, fazemos com que o sangue seja bombeado com mais facilidade para locais onde costumamos ter mais frio – como as mãos e os pés –, o que também ajuda a nos manter aquecidos.
Por último, mas não menos importante, agasalhe-se. Manter o corpo aquecido, principalmente nas extremidades como pés, mãos e pescoço/cabeça colabora na prevenção das dores.
Dicas para amenizar as dores no inverno
✔Agasalhe-se bem. Se necessário use luvas, toucas e botas para proteger as mãos, orelhas e pés;
✔Mantenha o corpo bem aquecido, especialmente na região afetada pela dor. Usar bolsa de água quente pode ser uma boa opção para utilizar em regiões delicadas como o pescoço, por exemplo;
✔Massagens e compressas quentes ativam a circulação;
Faça alongamentos durante o dia para relaxar, manter as articulações lubrificadas, ativar a circulação e minimizar a rigidez muscular;
✔Não deixe de fazer atividades físicas no frio, pois o treino estimula a produção de neurotransmissores que possuem ação anti-inflamatória e analgésica, diminuindo a dor;
✔Consuma alimentos e bebidas quentes, como sopas, chás e cafés. Eles conseguem transferir a temperatura para o sangue e aquecer o organismo de ‘dentro para fora’.