Somos Protagonistas da Nossa Imunidade
A correria do dia a dia, a má alimentação, o estresse e as noites mal dormidas afetam o nosso corpo causando:
- Mais cansaço;
- Debilitação;
- Baixa imunidade;
- Diminuição das defesas naturais do nosso organismo.
E como melhorar a nossa imunidade?
A natureza de uma forma sábia, encontra um equilíbrio e se defende das agressões externas e das toxinas geradas internamente. Contudo, como produzimos mais e processamos menos estamos sempre devendo para o organismo, então precisamos de nutrientes que melhoram o desempenho da nossa máquina de produção.
Pesquisas mostram que 90% da população não apresenta níveis ideais de nutrientes essenciais nos exames laboratoriais, isso sugere que mesmo a alimentação quando equilibrada, pode não ser suficiente. Isso é devido à baixa qualidade nutricional dos alimentos que varia de região para região devido a temperatura, a colheita desses alimentos no momento ideal, ao uso de agrotóxicos que limita esses alimentos de terem o valor máximo de antioxidantes e nutrientes, ao nosso solo que muitas vezes não contém os minerais adequados, o exemplo é a baixa quantidade de magnésio, uma vez que nosso solo não é de origem vulcânica.
A suplementação é sim, uma grande aliada desse Mundo Moderno, pois como dito anteriormente produzimos mais e processamos menos. A suplementação personalizada, feita pelas Farmácias de Manipulação, se destacam como uma ferramenta na busca de bons níveis de nutrientes, pois permite olhar as necessidades individuais de cada um, nas dosagens adequadas e o modo de apresentação que mais terá efeito.
Podemos destacar alguns nutrientes essenciais para fortalecer a imunidade: a vitamina D, a vitamina C, complexo B, vitamina E, zinco, selênio, magnésio. A glutamina para a saúde intestinal, uma vez que a grande maioria das doenças acontecem a partir do intestino, existe uma correlação entre intestino e imunidade. A própolis muito rica em composto fenólicos. A cúrcuma e o ômega 3 controlam o estresse oxidativo e a capacidade anti-inflamatória.
Outro ponto a ser destacado são as nossas atitudes para manter a nossa imunidade, como um estilo de vida saudável, a olhar como está a minha alimentação, procurar alimentos orgânicos, como está a minha conexão com a natureza, como estou gerenciando o meu estresse, como está a qualidade do meu sono, como está a proporção de tempo produtivo e ócio. O ócio, é extremamente importante e fundamental neste momento em que tudo é para agora, devemos olhar e nos colocarmos como prioridade, assim manteremos a nossa imunidade e a nossa saúde.
Mesmo fortalecendo o nosso sistema imune, temos que ter a consciência que não vamos ficar livre de crises virais. Não estamos na primeira pandemia e não estaremos na última, mas precisamos manter o sistema imune fortalecido para enfrentar, para ter mínimos sintomas, para que os nossos órgãos e tecidos não tenham uma resposta exacerbada frente à crise viral.
O nosso organismo tem o aparato para se defender, mas precisamos ajudá-lo com um estilo de vida saudável, com a alimentação, a suplementação e nos conectar com a natureza e a admirá-la.