Whatsapp
12/01/21 - Uncategorized

Tenho Micose de unha (Onicomicose) e agora?

– A micose de unha tem cura?

Sim, tem cura. Mas é preciso tratá-la, assim que apresentar sinais de alteração na região afetada. A melhora não acontece sozinha. Para o tratamento correto, converse com um médico dermatologista ou farmacêutico.

Esse tipo de micose é uma doença comum e tratável, que ocorre quando suas unhas são infectadas por fungos.

Os fungos crescem se alimentando das unhas e da camada exterior da pele, causando danos acima e abaixo delas. Se a condição não for tratada, os fungos podem se espalhar por toda a região, tornando o tratamento mais difícil. Os fungos de uma unha infectada podem também se espalhar para meias e sapatos e dessa forma, infectarem outras unhas e até a pele, por isso é necessário examinar a unha, a sola dos pés e entre os dedos – o famoso pé de atleta (frieira). E se observado tais alterações, um tratamento em conjunto é necessário, pois um pode contaminar o outro.

No frio damos preferência para sapatos fechados, por manterem os pés quentinhos. Um ambiente quente e úmido como dentro de sapatos, é ideal para o crescimento de fungos; motivo pelo qual a incidência de micose nas unhas dos dedos dos pés ser maior do que nas unhas dos dedos das mãos.

Se você está com micose, provavelmente esteve em contato com o fungo (no chão ou em alguma superfície contaminada) motivo pelo qual se deve sempre limpar e, se possível, esterilizar seus próprios utensílios de manicure. Alguns fatores podem aumentar o risco de micose de unha como: unhas danificadas, doenças como diabetes, psoríase, má circulação, problemas do sistema imunológico, doença arterial periférica e até a má higiene dos pés. Lave muito bem os pés e deixe-os bem enxutos, caso você sofra de transpiração excessiva, utilize talco antisséptico, procure trocar de meias, revezar de sapatos diários e optar pelos mais largos e ventilados. Evite andar descalço em locais que sempre estão úmidos, como vestiários, saunas e lava-pés de piscinas.

O tratamento de micose de unha é demorado. Requer dedicação e paciência. Não existe nenhum tratamento que cure rapidamente a micose de unha. É preciso um medicamento antifúngico para tratá-la, às vezes se faz necessário o tratamento através de medicamentos de uso oral (ingeríveis), além do tópico (pomadas). Assim como a pele e o cabelo, as unhas levam bastante tempo para crescer (6 meses para renovar as unhas das mãos e de 9 a 12 meses para as unhas dos pés). A duração do tratamento para a micose de unha depende da rapidez com que suas unhas crescem, assim como da quantidade de fungos.

Para uma boa indicação medicamentosa e instrução correta de uso, procure sempre o médico dermatologista ou o farmacêutico.

Compartilhe esse post: