Whatsapp
12/01/21 - Uncategorized

Você sabe o que é Vitiligo?

O vitiligo é um distúrbio de hipopigmentação caracterizado pela perda da coloração da pele (manchas brancas), devido a diminuição ou ausência das células responsáveis pela formação da melanina (pigmento que dá cor à pele). As manchas podem ser variáveis e possuir diversos tamanhos. Podem ser localizadas ou generalizadas e resultam principalmente de causas genéticas, traumas emocionais, inflamação ou infecções. Fenômenos autoimunes podem estar associados ao Vitiligo.

Como identificar

As manchas são assintomáticas e não apresentam nenhum sinal de inflamação. O vitiligo não é contagioso e não afeta a saúde física.

No entanto, as lesões provocadas pela doença, não raro, impactam significativamente na qualidade de vida e autoestima do paciente.

O acompanhamento emocional pode ser recomendado.

Tratamentos mais comuns

• Medicamentos tópicos e orais que induzem a repigmentação das regiões afetadas

• Fototerapia (UVB)

• Fotoquimioterapia (PUVA)

• Laser

• Cirurgia

Você sabia?

O vitiligo é um dos distúrbios mais comuns relacionados a hipopigmentação e atinge cerca de 0,5 % a 1 % da população mundial.

No Brasil, estima-se que 2,9 milhões de pessoas sejam portadoras do Vitiligo. A maioria dos pacientes não manifesta qualquer sintoma além do surgimento das manchas brancas na pele.

Informativo desenvolvido pela Fagron para uso exclusivo de profissionais da saúde.

fagron.com.br

Estudos recentes indicam novas alternativas para o tratamento do vitiligo. Consulte seu dermatologista sobre os tratamentos disponíveis.

Compartilhe esse post: