Como medicar seu gato com facilidade!
Sabia que existem outras maneiras de dar aquele comprimido que o veterinário receitou e que o seu gato sempre cospe?
Confere aqui com a gente, seu bichano VAI AMAR!
Os gatos devem sempre ser medicados mediante prescrição de um médico veterinário, pois muitos medicamentos utilizados pelo homem e para cães podem ser tóxicos para o gato, além das doses serem diferentes.
Os felinos são animais mais ariscos e desconfiados que os cães, por isso não gostam de ser contidos, ainda mais para serem medicados. A administração do medicamento deve ser feita da maneira mais tranquila possível, de modo a causar o mínimo de estresse para o gato, tornando o tratamento mais cômodo e descomplicado para o tutor e o animal.
Medicamentos líquidos como xaropes e soluções devem ser administrados por meio de uma seringa, pressionando-a lentamente, embora muitos medicamentos possuem sabor amargo, o que faz o felino salivar bastante e se tornar cada vez mais relutante para ingerir a medicação. Se isso ocorrer, o ideal é trocar a forma de apresentação farmacêutica.
Os medicamentos sólidos, como cápsulas e biscoitos, podem se tornar atrativos quando são adicionados flavorizantes com sabores que agradem o gato como presunto, queijo e salmão. Existem também as pastas orais saborizadas que podem ser aplicadas nas patas ou tornozelos dos felinos que ao lamberem ingerem a medicação.
Os filmes orais são outra opção de forma farmacêutica, se dissolvem rapidamente na boca e possuem ótima aceitação pelos gatos, pois também podem ser manipulados com diversos sabores.
Alguns medicamentos podem ser manipulados na forma de gel transdérmico, de fácil aplicação em áreas com pouco pelos, o que facilita a adesão ao tratamento.
Gostou?
Siga a gente no insta para mais informações e cuidados com seu pet.
Oficinal Fórmula Vet – fala a língua do seu pet.