Whatsapp
Buscar
12 de agosto de 2022 - Uso Veterinário

Como medicar seu gato com facilidade!

Sabia que existem outras maneiras de dar aquele comprimido que o veterinário receitou e que o seu gato sempre cospe? 

Confere aqui com a gente, seu bichano VAI AMAR! 

Os gatos devem sempre ser medicados mediante prescrição de um médico veterinário, pois muitos medicamentos utilizados pelo homem e para cães podem ser tóxicos para o gato, além das doses serem diferentes.

Os felinos são animais mais ariscos e desconfiados que os cães, por isso não gostam de ser contidos, ainda mais para serem medicados. A administração do medicamento deve ser feita da maneira mais tranquila possível, de modo a causar o mínimo de estresse para o gato, tornando o tratamento mais cômodo e descomplicado para o tutor e o animal.

Medicamentos líquidos como xaropes e soluções devem ser administrados por meio de uma seringa, pressionando-a lentamente, embora muitos medicamentos possuem sabor amargo, o que faz o felino salivar bastante e se tornar cada vez mais relutante para ingerir a medicação. Se isso ocorrer, o ideal é trocar a forma de apresentação farmacêutica.

Os medicamentos sólidos, como cápsulas e biscoitos, podem se tornar atrativos quando são adicionados flavorizantes com sabores que agradem o gato como presunto, queijo e salmão. Existem também as pastas orais saborizadas que podem ser aplicadas nas patas ou tornozelos dos felinos que ao lamberem ingerem a medicação.

Os filmes orais são outra opção de forma farmacêutica, se dissolvem rapidamente na boca e possuem ótima aceitação pelos gatos, pois também podem ser manipulados com diversos sabores.

Alguns medicamentos podem ser manipulados na forma de gel transdérmico, de fácil aplicação em áreas com pouco pelos, o que facilita a adesão ao tratamento.

 

Gostou?

Siga a gente no insta para mais informações e cuidados com seu pet.

 

Oficinal Fórmula Vet – fala a língua do seu pet.

Outras postagens em nosso blog

Como a manipulação ajuda na cura animal

A principal vantagem do medicamento manipulado, sem dúvidas, é a sua personalização de acordo com as necessidades do animal. Ou seja, é feito com base no que realmente ele precisa. Outro ponto a favor é a produção diferente para cada situação, promovendo maior aderência ao tratamento.   Os princípios ativos usados nos medicamentos manipulados são […]

Ler post completo Ler post completo

4 passos para ser uma pessoa mais saudável

É comum que as pessoas tenham dúvidas sobre o que fazer para serem pessoas mais saudáveis, já que isso reflete nas mais diferentes áreas da vida, seja para evitar doenças, devido a um sistema imunológico mais forte, ou para se ter mais qualidade de vida em geral.    Mas, afinal, o que fazer para ser […]

Ler post completo Ler post completo

6 maneiras de aliviar a ansiedade do seu cão e gato

Todo tutor faz o que acredita ser o melhor para seu pet. Por isso, é difícil reconhecer quando certas atitudes afetam negativamente a vida do cachorro. Porém, repensar e modificar nosso comportamento, buscando restabelecer o bem-estar do pet, são passos fundamentais. Por quê não cuidar ainda melhor deles não é mesmo?   → Conviva com […]

Ler post completo Ler post completo

Shampoos personalizados para cães e gatos?

Os shampoos fazem parte da maioria dos tratamentos dermatológicos de cães e gatos. Apesar da principal função dos shampoos ser a limpeza da pele e pelos, são também utilizados para veicular fármacos que possuem ação local.    As dermatites são motivos muito frequentes de consultas, tanto de cães quanto de gatos, e as doenças alérgicas […]

Ler post completo Ler post completo