Whatsapp
Buscar
19 de setembro de 2019 - Bem-estar,Saúde

Cuidar da pele: um ato de amor próprio

Estamos entrando no Inverno, uma estação que requer muitos cuidados específicos; com nossa imunidade, alimentação e com os lugares que frequentamos. Mas existe um cuidado que é primordial nessa estação, que é com a nossa pele. O maior órgão do corpo humano possui uma ação protetora fantástica e por isso, merece cuidados especiais, principalmente nessa época do ano.

A pele é algo que vemos e tocamos todos os dias, ela sente e reage ao seu humor e estilo de vida. É fundamental lembrarmos que toda pele é diferente uma da outra e é a combinação de cada uma das suas particularidades, que faz de você única. Justamente por isso, na hora de cuidar da sua pele, você precisa trata-la como única, usando produtos destinados a ela, esse é um recurso ilimitado para as farmácias de manipulação. Você pode sair dos cremes padrões e usar ativos e concentrações que são próprios para as características da sua pele.

Descrevendo brevemente sobre a nossa pele e sua ação, podemos dizer que ela é constituída por múltiplas camadas metabolicamente ativas, estruturas proteicas e enzimas vitais, responsáveis pela proteção e características particulares. A pele nos protege de agentes nocivos externos, como as radiações solares, infravermelhas, a poluição, e demais agressores que causam uma cadeia de eventos que resultam em linhas de expressão, rugas, flacidez, manchas, irritações, sensibilidades e doenças. Por isso, cuidar diariamente da pele, melhorando a sua saúde cutânea, é essencial.

Um cuidado básico e fundamental é com a hidratação da pele. Precisamos olhar com carinho para esse processo, já que muitas vezes nos preocupamos em usar ativos tensores, clareadores, iluminadores, mas não nos dedicamos a uma hidratação especial. Quando hidratamos a nossa pele com os ativos certos, auxiliamos as multicamadas dermatológicas, o que reforça a nossa barreira protetora. Uma pele desidratada está totalmente suscetível a maior formação de rugas e a doenças.

Mediante a tantos fatos concretos, que nos provam que hidratar corretamente de acordo com nosso tipo de pele é fundamental, segue algumas dicas de ativos hidratantes diferenciados. Mas como assim, diferenciados? Ativos com funções especificas, que agem em total sintonia com as camadas internas da nossa pele, reorganizando e ajudando verdadeiramente no melhor funcionamento desse órgão fantástico. E não apenas um creme cheiroso, que não chega nem a ser absorvido pela nossa pele e que ainda proporciona residuais pegajosos.

Óleo de Cártamo: Rico em Ômega 6 e vitamina E, é um excelente ativo natural para o cuidado da pele, uma vez que é uma alternativa botânica aos emolientes sintéticos e contém propriedades lubrificantes que estimulam a pele a reter a água e umidade. É um hidratante ideal, devido ao seu alto teor de acido linoleico, acido graxo essencial, ômega 6 e vitaminas essenciais. Possui inúmeras propriedades medicinais, tanto para peles normais, quanto para peles secas. O óleo de cártamo evita o ressecamento e aspereza da pele e remove a sujeira e a oleosidade. Suas propriedades hidratantes fornecem à pele, um brilho saudável, promovem a elasticidade e reduzem o aparecimento de rugas.
Aveia coloidal (Oat cosmetic): A aveia é bastante conhecida, devido ao seu alto poder hidratante. Sua potente ação hidratante ocorre pela formação de um filme que retém a água no estrato córneo. A aveia coloidal é considerada um ativo multifuncional com ação hidratante, calmante, anti-irritativo, anti-inflamatório, ajuda no equilíbrio do pH cutâneo, possui uma alta concentração de aminoácidos que possuem afinidade pele, proporcionando um aumento na fator de hidratação natural.

Cerasomosides – São grãos de trigo rigorosamente selecionados que atuam em uma hidratação profunda da pele, pois agem diretamente nas camadas mais profundas da mesma, auxiliam no aumento da elasticidade, combatem a inflamação e degradação de fibras elásticas e do colágeno, possui ação antioxidante, diminuindo os radicais livres.

Ceramide III: As ceramidas são componentes naturais do estrato córneo, fazendo parte da barreira lipídica. Com a idade e casos de psoríase e dermatite atópica, a quantidade de ceramidas decresce. Ceramide III é indicado como coadjuvante no tratamento dessas enfermidades, no tratamento de peles envelhecidas, no reparo de peles secas e sensíveis e no tratamento de cabelos danificados.

Alcaçuz: Atua como agente anti-irritante e anti-inflamatório natural, pois ajuda suavizar e aliviar a pele irritada. Emoliente e refrescante.

Trabalhando com o princípio da individualidade de cada pele, na Oficinal você consegue um hidratante com sensorial, absorção e ação, voltado para o seu tipo de pele. Só assim para você dar ao órgão do seu corpo que mais te representa, o cuidado que ele merece. Qualquer pessoa que cuide bem da sua pele é uma pessoa de gosta de si mesma.

Outras postagens em nosso blog

Como ter uma pele mais firme?

Ter a pele mais firme é o desejo de muitas pessoas, não é mesmo? Existem algumas dicas que podem te ajudar nesse objetivo, tornando a sua pele não só mais firme, como mais saudável e bonita também.  Abaixo, selecionamos algumas dicas para se ter uma firmeza maior na pele. Continue a leitura!   Tenha uma […]

Ler post completo Ler post completo

Tenho Micose de unha (Onicomicose) e agora?

– A micose de unha tem cura? Sim, tem cura. Mas é preciso tratá-la, assim que apresentar sinais de alteração na região afetada. A melhora não acontece sozinha. Para o tratamento correto, converse com um médico dermatologista ou farmacêutico. Esse tipo de micose é uma doença comum e tratável, que ocorre quando suas unhas são […]

Ler post completo Ler post completo

5 dicas para curtir as festas de final de ano sem “enfiar o pé na jaca”

1 – Tudo é uma questão de planejamento, então programe-se. Se a festa ou ocasião for à noite, seu planejamento deve começar ao acordar, ou até mesmo no dia anterior. Programe refeições leves e atividades físicas ao longo do dia, desde o café da manhã.  Já se o evento for um almoço ou um churrasco, […]

Ler post completo Ler post completo

Devo passar protetor solar no meu cão e gato?

  Hoje vamos tratar de um assunto que ainda gera muita dúvida nos tutores. Devo ou não passar protetor solar no meu pet?    Seja na praia, num parque ou até no passeio e em casa, se o seu pet se expõe ao sol forte você deve tomar alguns cuidados. Assim como os humanos, os […]

Ler post completo Ler post completo