Whatsapp
Buscar
19 de setembro de 2019 - Saúde

Você sabe o que é Vitiligo?

O vitiligo é um distúrbio de hipopigmentação caracterizado pela perda da coloração da pele (manchas brancas), devido a diminuição ou ausência das células responsáveis pela formação da melanina (pigmento que dá cor à pele). As manchas podem ser variáveis e possuir diversos tamanhos. Podem ser localizadas ou generalizadas e resultam principalmente de causas genéticas, traumas emocionais, inflamação ou infecções. Fenômenos autoimunes podem estar associados ao Vitiligo.

Como identificar

As manchas são assintomáticas e não apresentam nenhum sinal de inflamação. O vitiligo não é contagioso e não afeta a saúde física.

No entanto, as lesões provocadas pela doença, não raro, impactam significativamente na qualidade de vida e autoestima do paciente.

O acompanhamento emocional pode ser recomendado.

Tratamentos mais comuns

• Medicamentos tópicos e orais que induzem a repigmentação das regiões afetadas

• Fototerapia (UVB)

• Fotoquimioterapia (PUVA)

• Laser

• Cirurgia

Você sabia?

O vitiligo é um dos distúrbios mais comuns relacionados a hipopigmentação e atinge cerca de 0,5 % a 1 % da população mundial.

No Brasil, estima-se que 2,9 milhões de pessoas sejam portadoras do Vitiligo. A maioria dos pacientes não manifesta qualquer sintoma além do surgimento das manchas brancas na pele.

Informativo desenvolvido pela Fagron para uso exclusivo de profissionais da saúde.

fagron.com.br

Estudos recentes indicam novas alternativas para o tratamento do vitiligo. Consulte seu dermatologista sobre os tratamentos disponíveis.

Outras postagens em nosso blog

Como cuidar de sobrancelhas e cílios?

É muito comum que se fale sobre o cuidado com a pele e o cabelo, se esquecendo que sobrancelhas e cílios também precisam de cuidados para que fiquem bonitos e saudáveis, sabia? A melhor maneira de cuidar deles é usando produtos específicos para essa finalidade, que vão conseguir cumprir com esse objetivo de maneira eficiente […]

Ler post completo Ler post completo

Como medicar seu gato com facilidade!

Sabia que existem outras maneiras de dar aquele comprimido que o veterinário receitou e que o seu gato sempre cospe?  Confere aqui com a gente, seu bichano VAI AMAR!  Os gatos devem sempre ser medicados mediante prescrição de um médico veterinário, pois muitos medicamentos utilizados pelo homem e para cães podem ser tóxicos para o […]

Ler post completo Ler post completo

Como a manipulação ajuda na cura animal

A principal vantagem do medicamento manipulado, sem dúvidas, é a sua personalização de acordo com as necessidades do animal. Ou seja, é feito com base no que realmente ele precisa. Outro ponto a favor é a produção diferente para cada situação, promovendo maior aderência ao tratamento.   Os princípios ativos usados nos medicamentos manipulados são […]

Ler post completo Ler post completo

Como o peeling pode ajudar a controlar o melasma?

Você sabe o que é melasma? Ele é caracterizado pela presença de diversas manchas na pele, sendo que elas causam impactos negativos na segurança e na autoestima das pessoas que são afetadas. Mesmo que não tenha cura, pode muito bem ser tratado com a ajuda de procedimentos estéticos, como o peeling oral, por exemplo. Pensando […]

Ler post completo Ler post completo