Whatsapp
Buscar
22 de julho de 2022 - Bem-estar,Saúde

IMUNIDADE E SAÚDE: A IMPORTÂNCIA DA VITAMINA D

A vitamina D cumpre diversas funções no organismo humano. Uma das principais é favorecer a absorção do cálcio. Quando há falta de vitamina D, o corpo tem dificuldade para aproveitar esse mineral importante para a estrutura dos ossos. Então, podem ocorrer dores, inclusive nas articulações, e perda óssea, causando osteopenia, osteoporose e fraturas.

 

Diante disso, sabemos que a maior parte da vitamina D do organismo, mais de 80%, é produzida na pele, após exposição solar leve e habitual, em atividades corriqueiras como caminhadas ao ar livre, pendurar a roupa no varal, levar o lixo na rua ou as crianças na escola.

 

Está provado que a vitamina D é produzida pelo maior órgão do corpo humano, a pele, por estímulo das radiações solares, e da pele parte para atuar em vários órgãos, não somente nos ossos, dentes e músculos, como se dizia antigamente.

 

Recentes evidências sugerem que a vitamina D pode ter ações, além da manutenção da saúde óssea e muscular, tais como a modulação do risco de doenças cardíacas, neoplasias (câncer), esclerose múltipla, obesidade, asma, diabetes tipo 1 e, também reforçando o sistema imune. As células do sistema imunológico têm receptores para a vitamina D, que atua no fortalecimento do sistema de defesa, auxiliando na prevenção de doenças infectocontagiosas, principalmente as doenças respiratórias típicas do outono-inverno.

 

Atualmente a vitamina D deixou de ser classificada como uma vitamina no sentido estrito da palavra, mas, sim, um pró-hormônio que atua em vários sistemas do organismo.

 

A deficiência de vitamina D é um dos distúrbios nutricionais mais frequentes em todo o mundo. No Brasil, embora a maioria da população resida em regiões de adequada exposição solar, a hipovitaminose D é um problema comum, não restrito apenas aos idosos e mulheres menopausadas, mas também acomete crianças e adolescentes.

 

Portanto, de forma geral, como parte de um conjunto de medidas visando à promoção da saúde e à prevenção de doenças, a adoção de ações como manter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas regularmente, buscar a exposição ao sol na rotina diária, mas protegendo as áreas de maior incidência solar com filtro solar e vestimentas/chapéu, nos horários com maior irradiação dos raios solares (10-15h).

 

E nos casos de suspeita da deficiência de vitamina D, pode-se fazer a suplementação oral, sob supervisão médica, porque as doses variam de baixas ou preventivas, até doses maiores chamadas terapêuticas.

 

Agora que já vimos como a falta de vitamina D oferece diversos riscos para sua saúde, garanta esse nutriente ao seu corpo para poder viver bem! Além do equilíbrio da saúde, você vai alcançar mais beleza e bem-estar, favorecendo a sua qualidade de vida.

 

Gostou? Comente com a gente e sugira conteúdos em nosso instagram.

Siga: instagram.com/oficinalfarmacia/

Outras postagens em nosso blog

Como melhorar o desempenho sexual?

São diversos os fatores que prejudicam o desempenho sexual, que podem ser desde emocionais até os físicos. Este tipo de queixa pode acontecer por homens e mulheres, sendo mais comum no público masculino.    É muito importante dizer que manter uma vida sexual satisfatória é benéfico para a saúde em geral, reduzindo níveis de estresse, […]

Ler post completo Ler post completo

Somos Protagonistas da Nossa Imunidade

A correria do dia a dia, a má alimentação, o estresse e as noites mal dormidas afetam o nosso corpo causando:         Mais cansaço;       Debilitação;       Baixa imunidade;       Diminuição das defesas naturais do nosso organismo.   E como melhorar a nossa imunidade?   A […]

Ler post completo Ler post completo

5 dicas para curtir as festas de final de ano sem “enfiar o pé na jaca”

1 – Tudo é uma questão de planejamento, então programe-se. Se a festa ou ocasião for à noite, seu planejamento deve começar ao acordar, ou até mesmo no dia anterior. Programe refeições leves e atividades físicas ao longo do dia, desde o café da manhã.  Já se o evento for um almoço ou um churrasco, […]

Ler post completo Ler post completo

Doenças Oportunistas: e quando meu corpo falha?

Por ser a linha de frente no combate aos agentes externos prejudiciais à saúde, o Sistema Imunológico deve estar sempre muito bem ativo, para que seu corpo não sofra com protozoários, bactérias, fungos ou vírus. Mas e quando a má alimentação, o estresse, a poluição ou o tabagismo enfraquecem seus defensores? Neste caso, você fica […]

Ler post completo Ler post completo