PET com coceira?
Seu pet não para de se coçar?
Descubra como ajudá-lo.
Se o seu cão ou o seu gato está se coçando excessivamente, saiba que o prurido, popularmente conhecido como comichão ou coceira, é um motivo muito comum de consultas em clínicas veterinárias.
Os cães e os gatos podem se coçar de diversas maneiras:
→ usando as patas,
→ mordiscando a cauda,
→ lambendo r ou mordiscando os dedos.
E isso nem sempre é sinal de alguma doença grave, como ansiedade ou depressão. Os animais ainda podem coçar os olhos, os ouvidos, arrastar o anus no chão e isso também não é sinal de verminose e podem até esfregar o corpo no chão. Se o seu pet está com algum desses comportamentos, não precisa se preocupar.
As principais causas de coceiras na pele do cão ou do gato são as dermatites alérgicas, como:
→ dermatite alérgica à picada de ectoparasitas (pulgas e carrapatos),
→ hipersensibilidade alimentar,
→ atopia.
Existem outras doenças que também causam coceira, como infecções bacterianas e algumas sarnas. Mas sem sombra de dúvidas, as dermatites alérgicas são as que ocorrem com mais frequência na rotina clínica
O médico veterinário deve ser sempre consultado, por que ele é o profissional capacitado para definir a causa da coceira do seu pet, e todo o tratamento vai ser voltado para a causa do prurido, portanto nunca medique seu animal sem antes ter consultado um médico veterinário, existem muitos medicamentos sistêmicos e tópicos que vão tratar a causa e o principal sintoma que é a coceira.
O uso dos shampoos auxilia muito no alívio do prurido, que é o principal sintoma, porque podem possuir na sua formulação agentes calmantes, hidratantes e anti-inflamatórios que vão aliviar rapidamente esses sintomas.
Ressaltamos que o tratamento vai ser voltado para as particularidades de cada paciente e isso vai ser observado pelo tutor e pelo médico veterinário.
Gostou das nossas dicas?
Siga a gente no insta para mais informações e cuidados com seu pet.
Oficinal Fórmula Vet – fala a língua do seu pet.