Whatsapp
Buscar
8 de novembro de 2022 - Uso Veterinário

Shampoos personalizados para cães e gatos?

Os shampoos fazem parte da maioria dos tratamentos dermatológicos de cães e gatos.

Apesar da principal função dos shampoos ser a limpeza da pele e pelos, são também utilizados para veicular fármacos que possuem ação local. 

 

As dermatites são motivos muito frequentes de consultas, tanto de cães quanto de gatos, e as doenças alérgicas são as mais comuns. A terapia tópica por meio de shampoos manipulados auxilia bastante na eficácia do tratamento e alívio dos sintomas, pois a manipulação permite a incorporação de diversos ativos num mesmo shampoo. 

 

​A atopia é uma dermatite alérgica muito comum causada por alérgenos ambientais que são inalados pelo animal ou entram em contato direto com a pele. 

 

O tratamento tópico, pelo uso de shampoos, tem como objetivo hidratar a pele, diminuir a inflamação e o prurido (coceira) e refazer a barreira cutânea. Para isso, existem princípios ativos específicos. 

 

​Ativos como a aveia coloidal, glicerina, ureia, hidroviton, entre outros, possuem ação hidratante e devem fazer parte da composição dos shampoos utilizados por animais atópicos.​ 

 

​Os corticoides são anti-inflamatórios e possuem atividade anti-pruriginosa, ou seja, diminuem a coceira, amenizando, desta forma, o principal sintoma da doença. Outros ativos como a camomila e a calêndula também diminuem a inflamação. 

​Ácidos graxos e ceramidas são importantes princípios que auxiliam na restauração da barreira cutânea, aumentando a adesividade entre as células o que consiste em importante mecanismo de proteção natural. 

 

​A composição dos shampoos deve ser sempre formulada pelo médico veterinário de maneira que atenda as necessidades de cada animal e as indicações terapêuticas de cada doença. 

 

A prescrição deve ser encaminhada a uma farmácia de manipulação veterinária que garanta a qualidade, e a concentração da matéria-prima utilizada, assegurando a eficácia do tratamento.

 

Siga a gente no insta para mais informações e cuidados com seu pet.

 

Oficinal Fórmula Vet – fala a língua do seu pet.

Outras postagens em nosso blog

Porque ingerir colágeno é bom para a pele?

Com toda certeza, você já deve ter ouvido falar da importância do colágeno para a nossa pele, não é mesmo? Isso porque ele realmente faz com que ela se mantenha mais firme, bonita e jovem. Mas você não entende muito bem como ele age em nosso corpo. Muita calma, porque vamos lhe explicar da melhor […]

Ler post completo Ler post completo

Benefícios para crianças ter um PET

Ter um cachorro ou outro bichinho é só alegria! Mas você sabia que para as crianças os benefícios são ainda maiores? Como as crianças ainda estão em desenvolvimento, ter um pet modifica a forma como ela cresce, interage com o mundo e com ela mesma. Veja alguns dos pontos positivos: A interação estimula o desenvolvimento […]

Ler post completo Ler post completo

Mude o seu reflexo no espelho

Você é daquelas que já testou todas as dietas das ‘blogueiras’ da moda que prometem resultados incríveis e em poucos dias? Ou fez dietas restritivas e mirabolantes para caber na calça jeans ou no vestido de festa? Adora começar um projeto verão que você nunca termina? Se você respondeu que sim em alguma dessas perguntas, […]

Ler post completo Ler post completo

DORES NO CORPO E FRIO: VEJA QUAL É A RELAÇÃO E COMO PREVENIR

Sim, existe relação entre dores no corpo com o frio. Com certeza pelo menos alguma vez você ouviu frases como “estou com dor no corpo por causa do frio” ou “o meu joelho está doendo, vai esfriar”. E qual a relação do joelho em esfriar, será que o joelho sabe do clima tempo…? O aparecimento […]

Ler post completo Ler post completo