Shampoos personalizados para cães e gatos?
Os shampoos fazem parte da maioria dos tratamentos dermatológicos de cães e gatos.
Apesar da principal função dos shampoos ser a limpeza da pele e pelos, são também utilizados para veicular fármacos que possuem ação local.
As dermatites são motivos muito frequentes de consultas, tanto de cães quanto de gatos, e as doenças alérgicas são as mais comuns. A terapia tópica por meio de shampoos manipulados auxilia bastante na eficácia do tratamento e alívio dos sintomas, pois a manipulação permite a incorporação de diversos ativos num mesmo shampoo.
A atopia é uma dermatite alérgica muito comum causada por alérgenos ambientais que são inalados pelo animal ou entram em contato direto com a pele.
O tratamento tópico, pelo uso de shampoos, tem como objetivo hidratar a pele, diminuir a inflamação e o prurido (coceira) e refazer a barreira cutânea. Para isso, existem princípios ativos específicos.
Ativos como a aveia coloidal, glicerina, ureia, hidroviton, entre outros, possuem ação hidratante e devem fazer parte da composição dos shampoos utilizados por animais atópicos.
Os corticoides são anti-inflamatórios e possuem atividade anti-pruriginosa, ou seja, diminuem a coceira, amenizando, desta forma, o principal sintoma da doença. Outros ativos como a camomila e a calêndula também diminuem a inflamação.
Ácidos graxos e ceramidas são importantes princípios que auxiliam na restauração da barreira cutânea, aumentando a adesividade entre as células o que consiste em importante mecanismo de proteção natural.
A composição dos shampoos deve ser sempre formulada pelo médico veterinário de maneira que atenda as necessidades de cada animal e as indicações terapêuticas de cada doença.
A prescrição deve ser encaminhada a uma farmácia de manipulação veterinária que garanta a qualidade, e a concentração da matéria-prima utilizada, assegurando a eficácia do tratamento.
Siga a gente no insta para mais informações e cuidados com seu pet.
Oficinal Fórmula Vet – fala a língua do seu pet.