Whatsapp
Buscar
19 de setembro de 2019 - Bem-estar,Mexa-se / Ações

Tenho Micose de unha (Onicomicose) e agora?

– A micose de unha tem cura?

Sim, tem cura. Mas é preciso tratá-la, assim que apresentar sinais de alteração na região afetada. A melhora não acontece sozinha. Para o tratamento correto, converse com um médico dermatologista ou farmacêutico.

Esse tipo de micose é uma doença comum e tratável, que ocorre quando suas unhas são infectadas por fungos.

Os fungos crescem se alimentando das unhas e da camada exterior da pele, causando danos acima e abaixo delas. Se a condição não for tratada, os fungos podem se espalhar por toda a região, tornando o tratamento mais difícil. Os fungos de uma unha infectada podem também se espalhar para meias e sapatos e dessa forma, infectarem outras unhas e até a pele, por isso é necessário examinar a unha, a sola dos pés e entre os dedos – o famoso pé de atleta (frieira). E se observado tais alterações, um tratamento em conjunto é necessário, pois um pode contaminar o outro.

No frio damos preferência para sapatos fechados, por manterem os pés quentinhos. Um ambiente quente e úmido como dentro de sapatos, é ideal para o crescimento de fungos; motivo pelo qual a incidência de micose nas unhas dos dedos dos pés ser maior do que nas unhas dos dedos das mãos.

Se você está com micose, provavelmente esteve em contato com o fungo (no chão ou em alguma superfície contaminada) motivo pelo qual se deve sempre limpar e, se possível, esterilizar seus próprios utensílios de manicure. Alguns fatores podem aumentar o risco de micose de unha como: unhas danificadas, doenças como diabetes, psoríase, má circulação, problemas do sistema imunológico, doença arterial periférica e até a má higiene dos pés. Lave muito bem os pés e deixe-os bem enxutos, caso você sofra de transpiração excessiva, utilize talco antisséptico, procure trocar de meias, revezar de sapatos diários e optar pelos mais largos e ventilados. Evite andar descalço em locais que sempre estão úmidos, como vestiários, saunas e lava-pés de piscinas.

O tratamento de micose de unha é demorado. Requer dedicação e paciência. Não existe nenhum tratamento que cure rapidamente a micose de unha. É preciso um medicamento antifúngico para tratá-la, às vezes se faz necessário o tratamento através de medicamentos de uso oral (ingeríveis), além do tópico (pomadas). Assim como a pele e o cabelo, as unhas levam bastante tempo para crescer (6 meses para renovar as unhas das mãos e de 9 a 12 meses para as unhas dos pés). A duração do tratamento para a micose de unha depende da rapidez com que suas unhas crescem, assim como da quantidade de fungos.

Para uma boa indicação medicamentosa e instrução correta de uso, procure sempre o médico dermatologista ou o farmacêutico.

Outras postagens em nosso blog

Tenho Micose de unha (Onicomicose) e agora?

– A micose de unha tem cura? Sim, tem cura. Mas é preciso tratá-la, assim que apresentar sinais de alteração na região afetada. A melhora não acontece sozinha. Para o tratamento correto, converse com um médico dermatologista ou farmacêutico. Esse tipo de micose é uma doença comum e tratável, que ocorre quando suas unhas são […]

Ler post completo Ler post completo

PET com coceira?

Seu pet não para de se coçar? Descubra como ajudá-lo. Se o seu cão ou o seu gato está se coçando excessivamente, saiba que o prurido, popularmente conhecido como comichão ou coceira, é um motivo muito comum de consultas em clínicas veterinárias. Os cães e os gatos podem se coçar de diversas maneiras: → usando […]

Ler post completo Ler post completo

Doenças Oportunistas: e quando meu corpo falha?

Por ser a linha de frente no combate aos agentes externos prejudiciais à saúde, o Sistema Imunológico deve estar sempre muito bem ativo, para que seu corpo não sofra com protozoários, bactérias, fungos ou vírus. Mas e quando a má alimentação, o estresse, a poluição ou o tabagismo enfraquecem seus defensores? Neste caso, você fica […]

Ler post completo Ler post completo

4 dicas para melhorar a queda de cabelo

Você sabia que a queda de cabelo pode ser provocada pelas mais variadas razões? Inclusive, em grande parte dos casos, pode até mesmo ser bem difícil determinar qual é a causa exata, isso porque ela pode ser motivada por alterações hormonais, alimentação desbalanceada, estresse, uso de algum medicamento, fatores genéticos, falta de exercício físico, além […]

Ler post completo Ler post completo